Educação

Sua escola merece agenda digital. Descubra por quê!

Escrito por Lilo

Você já conhece os benefícios da agenda digital? Descubra como ela pode aumentar a produtividade e eficiência de sua equipe!

Os tempos mudaram e estamos caminhando para uma verdadeira transformação digital. Hoje já usamos uma série de ferramentas que otimizam nossa rotina, permitindo que dediquemos tempo e esforço ao que é essencial.

Essa mudança também está chegando às escolas, e a agenda digital é um dos recursos que facilitam a comunicação entre pais e educadores, favorecendo a produtividade e a eficiência.

Quer saber por que a sua escola também precisa da agenda digital? Então, continue a leitura! Vamos explicar como as funcionalidades dessa ferramenta vão ajudar sua equipe nas atividades do dia a dia e facilitarão o engajamento dos pais com o processo educativo.

agenda digital

O que a agenda digital agrega ao dia a dia da escola?

Praticidade

Em uma escola que não usa a agenda digital, o educador precisa preencher diariamente um número grande de agendinhas. Na maioria das vezes, esse trabalho é feito à mão, fazendo com que o professor gaste um tempo considerável nesse tipo de atividade, que poderia ser utilizado para algo mais construtivo.

O impacto dessa ação na rotina da sala de aula é grande. Ou a escola precisa disponibilizar um auxiliar para realizar essa tarefa repetitiva e burocrática ou ela priva as crianças do tempo do professor, reduzindo o período disponível para intervenções pedagógicas efetivas e para a realização de atividades lúdicas e criativas.

Quando se trata de crianças pequenas, essa dificuldade ainda é maior. Sabemos que a capacidade de concentração delas no período da educação infantil é bastante reduzida e é necessário proporcionar atividades de curta duração e variar os estímulos. Assim, o professor não tem como simplesmente colocar a turma para fazer exercícios enquanto preenche as agendinhas.

A agenda digital acaba com esse problema. A partir de um único registro, o professor consegue se comunicar com todos os pais ao mesmo tempo, uma facilidade que inclusive pode ajudar a aliviar a síndrome de burnout nesses profissionais. Caso ele precise tratar de uma situação particular, existe a possibilidade de fazer isso individualmente.

Comunicação em tempo real

agenda digital

Com a agenda digital, é possível comunicar os pais no momento em que um fato digno de nota acontece. Portanto, se o professor quiser divulgar uma atividade interessante que está realizando com sua classe, a ferramenta permite que a informação seja transmitida em tempo real, inclusive com a inclusão de fotos e anexos.

Por outro lado, se algum aluno sofreu algum tipo de acidente ou está vivenciando uma situação delicada na escola, o educador também consegue notificar os pais imediatamente. Essa comunicação direta e prática evita mal entendidos e a divulgação de informações divergentes, favorecendo uma boa relação dos pais com a instituição.

Padronização

Através da agenda digital a escola consegue configurar, por nível ou por turma, quais são as informações diárias sobre as crianças que o educador precisa preencher. Dessa forma, os pais sabem exatamente o que esperar da comunicação feita pelos professores.

Também se torna mais fácil montar o cardápio das refeições dos alunos de acordo com cada turma, seja para que os pais providenciem o alimento ou para que a família fique ciente das refeições que a escola oferecerá nos diferentes dias.

Controle

agenda digital

Com a agenda digital, o professor não só envia os comunicados. Ele tem total controle da situação, pois consegue ver quais foram as mensagens visualizadas ou autorizadas pelos pais. É natural que, cientes dessa possibilidade de identificação, a família se torne mais comprometida com o acompanhamento da rotina da criança.

Manutenção de dados

As agendinhas tradicionais, de papel, podem ser extraviadas em algum momento do ano letivo. Nesse caso, todas as informações registradas até o momento são perdidas. Os pais ficam sem acesso a itens divulgados no início das atividades escolares, como o calendário, e informações importantes sobre a rotina da criança pode cair em mãos indesejadas.

Para a escola essa perda também é importante, pois os comunicados mostram as ações planejadas para estimular o desenvolvimento dos alunos ao longo do ano e a forma como a instituição buscou obter o apoio dos pais nesse processo. Com a agenda digital, os dados são preservados mesmo que o objeto físico se extravie.

Segurança

Especialmente quando se trata de crianças pequenas, os pais tendem a confiar muito mais em instituições preocupadas em manter um relacionamento próximo e transparente com as famílias. Eles entendem que uma escola aberta a respeito de suas atividades e rotinas tem plena segurança quanto à sua atuação.

Por essa razão, uma escola que disponibiliza as informações via agenda digital conquista a confiança dos pais. Eles sabem que serão notificados em tempo real caso algo aconteça e, por acompanharem o dia a dia das crianças, passam a admirar e cada vez mais as ações promovidas pela instituição.

Portanto, a agenda digital é uma ferramenta essencial para aproximar a família e a escola, proporcionar segurança aos pais e alinhar as ações desses dois agentes tão importantes para o processo educativo. Ela pode estabelecer um diferencial competitivo relevante em relação às instituições concorrentes à medida em que melhora o nível de confiança na instituição, promove a inovação e mostra que a escola está acompanhando o processo de transformação que estamos vivendo.

Percebeu que a sua escola também precisa e merece uma agenda digital? Então, não perca tempo! Entre em contato com a nossa equipe, saiba mais sobre a ferramenta e experimente todas essas facilidades!