Dicas Saúde

Alimentação saudável na escola

Escrito por Lilo

Entenda sua importância na saúde e vida dos pequenos

A alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida, e em cada uma dessas etapas apresentam uma importância diferente para o organismo. No caso das crianças, a alimentação é voltada para o crescimento dos ossos, músculos, pele e órgãos. E além da necessidade de energia para brincar, pular e aprender o tempo todo, é nessa fase que se formam os hábitos alimentares e aprendem a gostar ou não, de certos alimentos.

Por isso, a escola tem grande importância na formação dos hábitos alimentares de seus alunos, e para cuidar disso:

Que tal uma aula de culinária que envolva alimentos saudáveis?

Dessa forma, os alunos podem provar de vários pratos que eles mesmos prepararam, e além de trabalhar o espírito de equipe nas crianças, ainda desperta sua curiosidade para esperimentar novos alimentos.

Uma ótima maneira de despertar a atenção sobre produtos industriais são os rótulos:

A partir dos rótulos podemos descobrir quais são os ingredientes de cada produto, e se realmente fazem bem para a saúde ou não.

Então, basta que os professores peçam aos alunos que levem diferentes produtos para ser avaliados na sala de aula, como: biscoitos, bolachas e doces, por exemplo, para fazerem observações sobre sua composição e debater “se seu cheiro, cor ou sabor foram feitos em laboratórios”, “quais benefícios trazem para o organismo”, “ quais os malefícios com o consumo excessivo”, e se realmente “fazem bem para a saúde ou não”.

E de acordo com as respostas das crianças, o professor pode falar sobre a importância de consumir alimentos naturais, sobre seus nutrientes e qualidades para cada um.

Resultado de imagem para criança se alimentando

Já pensou poder desenvolver um projeto onde todos os professores pudessem trabalhar?

Na matéria de História, por exemplo, os alunos podem pesquisar sobre os hábitos alimentares ao longo dos séculos, como o que mudou, quais as origens de algumas frutas, hortaliças, e qual a cultura na produção e consumo de certos alimentos.

Para o Português, podem confeccionar cartazes sobre alimentação saudável e preparar textinhos sobre a importância da boa alimentação e os problemas causados por esse descuido, até mesmo os hábitos alimentares de cada região, entre outras atividades.

Na matemática, professores podem trabalhar com medidores de ingredientes para cada receita, a porcentagem sobre alimentos mais consumidos na escola e até fazer uma pesquisa sobre subnutrição e obesidade no Brasil representando com gráficos cada índice.

E na Geografia, podem pesquisar sobre os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento de frutas e hortaliças, e a influencia do solo e clima.

#Followbaby cuidado e carinho sempre!