Saúde

Saúde: como apresentar alimentos saudáveis aos bebês?

Bebê e mãe brincam com comida: é preciso todos os sentidos na hora de apresentar alimentos saudáveis aos bebês.
Escrito por Lilo

Apresentar alimentos saudáveis aos bebês deixou de ser uma questão de escolha dos pais e é cada vez mais importante para o futuro das crianças. O Brasil vive hoje uma crise na saúde infantil, relacionada à má alimentação.

Mas você tem o poder de contornar essa situação e oferecer sempre o melhor em alimentação para as crianças. Quer aprender como apresentar alimentos saudáveis aos bebês e começar a construir uma base para que as crianças tenham hábitos alimentares melhores? Nós temos algumas dicas!

Vamos lá?

A importância de dar alimentos saudáveis aos bebês

Os alimentos industrializados dominam as casas brasileiras, já que além de práticos, eles também ganham facilmente o paladar das crianças. O problema é que esses pratos não são a melhor forma de ingerir os nutrientes necessários.

É muito importante oferecer alimentos saudáveis aos bebês e crianças pequenas porque é nessa fase que o paladar está em formação. Se os pequenos não tiverem contato com frutas e legumes desde cedo, dificilmente conseguirão se apegar a esses sabores depois.

Muitas vezes, os pais adotam políticas extremas, como cortar completamente doces e produtos como bolachas da alimentação das crianças. Em outros casos, acontece o contrário e eles cedem ao fato dos industrializados serem aceitos pelos pequenos com facilidade.

Não é necessário cortar os produtos prontos da dieta dos pequenos, mas é preciso cuidar para que não abusem do açúcar. Para tanto, é preciso oferecer também alimentos saudáveis aos bebês, para que eles se familiarizem.

Como apresentar alimentos saudáveis aos bebês

O processo de familiarização com legumes, verduras e frutas pode acontecer em sala de aula e se expandir para tornar a hora do lanche da escola um momento de aprendizado.
Na hora de dar alimentos saudáveis aos bebês, não se pode simplesmente levar a comida já preparada para ser consumida e iniciar a alimentação.

A relação da criança com os outros sentidos é importante também: elas precisam tocar e cheirar, além de saborear.

Escolha frutas e legumes que representam os menores riscos quando dados para a criança segurar, que não tenham sementes com as quais possam engasgar ou que necessitem de facas ou garfos. A banana é uma boa opção para começar a dar alimentos saudáveis aos bebês.

Criança brinca com ovos: um ar lúdico pode ajuda na hora de dar alimentos saudáveis aos bebês.

Algumas vezes, educação, nutrição e bagunça combinam muito bem: deixe que as crianças explorem a comida, seja esmagando ou esfregando no rosto. Depois você limpa! Dar alimentos saudáveis aos bebês tem que ser um tipo de brincadeira para os pequenos.

É interessante também permitir que as crianças desenvolvam seus gostos pessoais nesse momento. Depois de já ter oferecido alguns vegetais, permita que a criança escolha seu preferido.

Se a escolha se repetir muito, tente dar uma variada nas opções. Por exemplo: se ao dar alimentos saudáveis aos bebês você apresentar uma banana e uma uva sem sementes e todas as vezes a criança escolher a banana, varie apresentando alternativas como uva e maçã, maçã e banana, banana e uva, etc.

O preparo e a visualização

Acima de tudo, a criança precisa saber diferenciar os alimentos, além do sabor. Dessa forma, ela vai se lembrar qual foi a comida que lhe foi dada nessa ou naquela vez e pegar gosto.

Quando for fazer a comida, não leve tudo preparado para a frente dos pequenos. Se for indispensável fazer a papinha amassada, deixe para esmagar os legumes cozidos na frente da criança, mostrando o que está fazendo. Se você permitir que eles participem na hora de amassar, o ato de apresentar alimentos saudáveis aos bebês fica mais divertido.

Criança come uma fruta: para estabelecer um paladar que aceite alimentos nutritivos é preciso apresentar alimentos saudáveis aos bebês.

Faça uma experiência: cozinhe os legumes, como a batata, a cenoura e outros, e espere eles esfriarem um pouquinho para não machucar a mão do bebê. Depois, leve tudo até eles e vá mostrando, permitindo que peguem e coloquem na boca pedaços moles que não precisam ser mastigados.

Se você fizer isso com regularidade e for mostrando um novo ingrediente a cada intervalo de dias, vai notar que aos poucos um ou outro ganhará maior entusiasmo. Isso acontece porque, quando damos alimentos saudáveis aos bebês, eles também aprendem a associar cada um aos nutrientes que contêm.

Sabia que quando nós sentimos vontade de comer carne ou feijão isso pode significar que estamos com princípio de anemia? Isso é o corpo falando que precisa dos nutrientes associados a algum alimento para evitar uma doença. Os bebês também sentem esses desejos por instinto.

Entretanto, para que o corpo se acostume corretamente a absorver os nutrientes de cada alimento, é preciso começar os hábitos alimentares corretos desde cedo e dar tempo para o paladar processar esses alimentos saudáveis aos bebês.

Gostou das nossas dicas e quer ter ideias de boas receitas para apresentar alimentos saudáveis aos bebês? Então clique aqui para conhecer algumas!