Escola

7 aplicativos para escola que você precisa conhecer agora!

Escrito por Lilo

Tecnologia na sala de aula já é uma realidade. E muito além da classe, seu uso se espalha pela escola inteira, criando uma estrutura conectada que só favorece os profissionais de todas as áreas: direção, secretaria, biblioteca, corpo docente, etc. Os aplicativos para a escola são os exemplos do momento, mas a tradição é antiga.

Pense nos computadores, por exemplo. Seu uso na escola representou uma mudança na sua rotina operacional e a transformou completamente. Hoje é muito mais difícil encontrar uma escola que não usa computadores – na diretoria, secretaria e até em sala, em alguns casos – do que uma que usa.

Mas os aplicativos para a escola apresentam outra realidade: a expansão do uso da informática. É possível fazer de tudo com eles: “desenrolar” processos, melhorar a comunicação com os pais, melhorar o engajamento da equipe, etc. A palavra de ordem é automatizar. Neste post trazemos uma lista com os 8 mais interessantes para sua escola. Vamos ver? 

8 aplicativos para escola imperdíveis

1. Trello

Diz pra gente: já se cansou de perder prazos importantes e viver “apagando incêndios” na escola? O Trello pode ajudar. Nesse app – que não é necessariamente um dos aplicativos para escola, mas que pode ser -, é possível organizar as atribuições de pessoas ou grupos e criar fluxos de trabalho personalizados para qualquer realidade.

Com o Trello, é possível organizar  tarefas e demandas frequentes, bem como eventos especiais. Seu uso é simples: você trabalha dentro de um Quadro usando Cartões. Cada Cartão é uma tarefa a ser realizada atribuída a uma pessoa dentro do time.

Essa pessoa pode encontrar nesse cartão todas as informações para realizar a tarefa, e quem trabalha na gestão pode verificar o seu andamento com uma simples olhada no Cartão. Dentro do seu Quadro, você pode organizar os Cartões como bem entender, criando a sua própria estrutura, como na imagem abaixo:

apresentação do Trello como um dos aplicativos para escola

Além disso, é possível personalizar o Trello. Você não precisa criar apenas essas colunas que foram especificadas — a organização pode atender às necessidades da sua instituição. O uso é intuitivo e muito simples e com certeza vale a pena testar essa ferramenta de gestão.

2. Google Classroom

Com o Google Classroom  – ou Google Sala de Aula – , o professor consegue realizar uma série de atividades relacionadas à organização e gestão do ensino. O aplicativo permite criar turmas, disponibilizar materiais (textos, vídeos, apresentações), distribuir tarefas e criar documentos que os alunos editam de forma colaborativa.

Ao final, o professor não precisa copiar essas atividades em um pendrive para exibir na lousa digital. Elas podem ser projetadas a partir do smartphone. É possível ainda integrar o aplicativo a plataformas de gamificação para o ensino e elaboração de quizzes, entre outras opções.

Como esses recursos são integrados, o professor tem um relatório dos resultados obtidos pelos alunos. Com isso, ele pode detectar lacunas de aprendizagem para complementar o ensino em aulas posteriores ou usar esse desempenho para atribuir notas.

Resultado de imagem para google sala de aula

Dentre os aplicativos para escola, o Google Classroom se destaca como um voltado diretamente para a realidade da sala de aula. Vale a pena testar.

3. MLabs

Sua escola já mergulhou na era digital? Então, você já sabe que a comunicação pelas redes sociais é uma forma de engajar seus atuais clientes e atrair outros interessados.

O MLabs é um dos aplicativos para escola que facilita essa tarefa. Ele permite que sua instituição elabore uma programação de posts nessas plataformas e agende a publicação.

Para a escola que trabalha com redes sociais, é fundamental ter organização e plataformas para ajudar na postagem. O MLabs surge entre os aplicativos para escola como uma das mais completas para esse trabalho.

Resultado de imagem para MLabs

 

4. EduCreations

Com o Educreations, o tablet se transforma em uma lousa digital. O professor consegue criar conteúdo em diversos formatos (texto, animações, vídeos, imagens, infográficos) e adicionar som a essas apresentações.

Mas não pára por aí. O Educreations permite um salto bem grande quando o assunto é trazer transformação digital para escola: a comunicação instantânea entre dispositivos.

Esse é um dos aplicativos para escola que permite disponibilizar o material criado para os alunos em tempo real. É possível compartilhá-lo com os tablets dos alunos com comunicação instantânea, projetar na lousa digital automaticamente ou publicar em plataformas como o Facebook e Twitter, além do e-mail.

É como ter uma mini lousa digital na mão onde as informações são entregues de forma fácil e descomplicada para os alunos do jeito que eles preferem. Para a escola do futuro, o Educreations é fundamental.

Resultado de imagem para educreations gif

5. Follow Baby

O Follow Baby é um dos aplicativos para escola indispensáveis. Trata-se de uma agenda digital fantástica para as escolas que atendem educação infantil. Trata-se de um aplicativo usado para comunicação entre os pais, professores e instituições de ensino, que pode ser configurado de acordo com as necessidades percebidas pelo gestor.

O gestor determina quais são as informações que serão preenchidas diariamente pelos professores. A definição pode ser feita para todas as turmas ou para cada uma delas, separadamente. Entre as opções estão a rotina do dia, calendário escolar, cardápio e comunicados gerais ou individuais.

Com o Follow Baby, o professor ou a coordenação também conseguem enviar fotos da turminha, mostrando aos pais como elas estão felizes com as atividades realizadas.

Outra vantagem do Follow Baby é a notificação de quem viu os seus recados. Assim, os pais não têm como alegar que não tiveram aceso à informação quando o comunicado exigia alguma providência ou ação.

Resultado de imagem para follow baby app

6. Too Noisy

Que tal ter um alerta de bagunça? É isso que o Too Noisy se propõe a fazer.

O professor estabelece um padrão de ruído aceitável e, sempre que a turma ultrapassa esse limite, o alarme do celular dispara.

Assim, o educador consegue não só controlar o comportamento do grupo, mas também identificar as turmas mais agitadas e pensar em estratégias para melhorar a atenção e engajamento deles durante as aulas.

7. Evernote

O Evernote é a versão tecnológica do antigo caderninho de notas. Porém, com funcionalidades muito mais interessantes!

Esse é um dos aplicativos para escola que permite criar notas e adicionar complementos com diferentes formatos, como vídeos, imagens e áudios. Depois de prontas, o professor ou gestor pode compartilhá-las com pessoas ou grupos escolhidos.

Dentre os aplicativos para escola, o Evernote é um dos mais complexos. Suas funcionalidades são extensas e seu grau de personalização imenso. Pode levar um tempo até a equipe entender como realmente usá-lo.

Resultado de imagem para evernote

Gostou das nossas sugestões de aplicativos para escola? Continue no blog e descubra outros recursos e características da escola do futuro! Confira o post!