Dicas Diversão Educação Escola

Como fazer sua atividade extracurricular combinar com a aula?

atividade extracurricular: alunos fantasiados para peça teatral
Escrito por Lilo

Realizar uma atividade extracurricular é interessante para expandir os horizontes dos alunos, mas é preciso manter o foco no ensino e aproveitar essas quebras de rotina para enriquecer o trabalho em sala de aula.

Um exemplo de atividade extracurricular que pode render um bom desdobramento em sala de aula é a viagem com as crianças para um lugar especial ou a visita de um convidado, como um contador de história.

Mas não se engane: na atividade extra, a criança não é só uma observadora. Ela, é claro, precisa fazer parte do que está acontecendo e participar ativamente. Mas para se aproveitar ao máximo das atividades extracurriculares na escola, é necessário trabalhá-las também dentro de sala.

atividade extracurricular: alunas no parque

Por que aprofundar atividades extracurriculares em sala de aula?

Levar as crianças para uma atividade extracurricular fora da sala de aula é apenas o primeiro passo no processo de aprendizado pelo qual elas podem passar. Para começar, é preciso saber direcionar as impressões dos pequenos de forma a transformar a experiência em conhecimento.

Esse também é um momento interessante para você fazer um balanço da sua atividade extracurricular. Vendo os impactos nos alunos, você consegue entender se as atividades foram proveitosas ou não, e anotar os possíveis erros para que na próxima vez eles sejam corrigidos.

E por falar em sala de aula, temos algumas sugestões de como trabalhar a atividade extracurricular depois do retorno, fugindo das avaliações com notas. – A intenção aqui não é medir o conhecimento, mas permitir que os alunos se ajudem na sua construção e interajam.

Redação

A redação é uma tática antiga, mas pode ser aproveitada de formas criativas ao tratar de atividades extracurriculares. Ao invés de ser um simples relato, a proposta pode ser explorada de forma um pouco mais lúdica.

atividade extracurricular: aluno fazendo tarefa de casa

Por exemplo: se a atividade extracurricular foi uma viagem a um museu, você pode pedir que as crianças escrevam a redação como uma carta para uma figura histórica que conheceram lá. Isso estimulará a lembrança do que eles aprenderam durante a visita sobre aquela pessoa, e também criará um vínculo entre os alunos com parte da História.

A brincadeira pode ir além sem depender de personagens para funcionar. Ao visitar um parque ecológico, por exemplo, você pode pedir que os alunos escrevam um guia de como se comportar naquele ambiente sem gerar poluição. Você pode sugerir trabalhos semelhantes com todos os tipos de lugares: a redação se encaixa bem em tudo quanto é tipo de atividade extracurricular. .

Teatro

Da mesma forma que a redação pode ser uma forma lúdica de fixar o aprendizado na mente das crianças, o teatro pode servir para fazer o mesmo. A ideia é permitir que as crianças inventem a própria peça de teatro e guiem o rumo da história com foco no que foi aprendido durante a atividade extracurricular.

atividade extracurricular: alunos fantasiados para peça teatral

A ideia é estimular para que as memórias obtidas fora da sala de aula sejam transformadas em ações. Você pode pedir que eles encenem histórias que foram ensinadas no museu ou que imaginem a interação entre os animais que foram vistos no zoológico.

Uma vantagem do teatro é que ele também estimula a criatividade, a cooperação entre as crianças e pode ser realizado mesmo por aquelas que não ainda foram alfabetizadas.

Rodas de conversa

Nada como um bom papo para transformar memórias em conhecimento! Colocar as crianças em círculo para conversar sobre a atividade extracurricular é uma excelente forma de influenciar a colaboração entre elas.

atividade extracurricular: alunos fazendo passeios

Por exemplo: comece perguntando o que cada criança mais gostou na atividade. É comum que a maioria delas aponte a mesma coisa, algo que foi mais marcante, mas uma ou outra irá destacar algo diferente e fazer com que os demais também guardem aquelas informações.

A conversa pode evoluir para outros assuntos além da atividade extracurricular, com diferentes perspectivas das crianças sobre os temas que surgirem. Dá para questionar sobre tudo, desde a opinião dos alunos sobre o lugar até a criação de soluções para problemas que foram destacados por eles durante a visita.

A roda de conversa não precisa acontecer imediatamente depois da atividade extracurricular, mas é interessante realizá-la quando tudo ainda está bem fresco na memória. E ela tem a vantagem de poder ser realizada sem nenhum equipamento e em qualquer lugar, o que possibilita que elas seja feita no ônibus no caminho de volta.

Provinhas

A ideia não é uma fazer avaliação com nota, mas provinhas que façam os alunos estimularem uns aos outros a lembrar do que foi aprendido.

atividade extracurricular: amigos estudando junto

Uma forma de trabalhar essa questão é pedindo que as crianças façam elas próprias uma prova com algumas perguntas sobre a atividade extracurricular. Depois, peça que elas façam uma troca das provas e resolvam as questões feitas pelas outras.

Com esse exercício, você possibilita uma troca entre as crianças que nenhuma outra alternativa permite, com uma troca geral de experiências acontecendo.

Se você se interessou pela ideia de fazer uma atividade extracurricular, que tal organizar uma viagem com as crianças? Nós temos várias dicas para se preparar. Vem dar uma olhada!