Diversão

Atividades de volta às aulas para educação infantil

Escrito por Lilo

Atividades de volta às aulas é tudo que você precisa para os seus alunos começarem o ano da melhor forma. Confira no blog!

Com as férias acabando, tudo que os seus alunos precisam é de ânimo para voltar a rotina escolar. A gente sabe que isso não acontece da noite pro dia e que pode demorar até mesmo algumas semanas para que os pequenos voltem ao ritmo e se adaptem junto com os novos alunos. E aí, o que fazer para acelerar esse processo?

Pensando nisso, nós separamos algumas sugestões de atividades de volta às aulas para você fazer com os seus alunos e garantir que todo mundo vai começar o ano letivo com o pé direito. Vem ver!

Atividades de volta às aulas para fazer na sala

A fase de adaptação em sala de aula é muito importante, por isso vamos começar falando das atividades de volta às aulas que você pode fazer sem ter que sair de lá.

Para isso, escolhemos algumas atividades didáticas mais leves, que trabalham melhor a coordenação motora e o desempenho dos alunos, já que é dentro da sala de aula que eles vão passar a maior parte do seu tempo fazendo as tarefas escolares. Confira abaixo algumas opções:

Desenhos para colorir

atividades de volta às aulas: aluno realizando atividade na sala com giz de cera

Uma boa forma de começar as atividades de volta às aulas é com os desenhos para colorir. Imprima várias imagens em preto e branco com mensagens de boas-vindas e entregue aos alunos para que eles façam ilustrações que tenham ligação com a escola,  para motivá-los ainda mais!

Incentive-os a deixar o desenho sempre bonito e com o colorido perfeito, sem ultrapassar a linha de contorno das imagens. Você poderá aproveitar para colar o resultado nos cadernos com a ajuda dos pequenos, eles vão adorar fazer parte desse trabalho!

Jogo de adivinhação

atividades de volta às aulas: jogo de adivinhação

Esse exercício também é uma excelente para os primeiros dias de aula, principalmente para fazer com que os alunos se interessem mais uns pelos outros, promovendo a integração com os colegas novos.

Para fazer essa atividade de volta às aulas, faça uma roda com os pequenos e estabeleça um tema. Feito isso, chame um aluno de cada vez para fora da sala e dê as instruções para começar o jogo de adivinhação.

Se o tema escolhido por vocês for floresta, por exemplo, e o aluno tiver que imitar um leão, dê algumas dicas de como fazer mímicas para ajudá-lo na hora de se apresentar para o restante da turma. Mas olha só: cuidado para não acabar com a brincadeira logo de início, eles precisam entrar no jogo e usar a imaginação para que seja mais divertido!

Dança da cadeira

atividades de volta às aulas: dança da cadeira

A dança da cadeira vai te ajudar a trazer a animação para a sala de aula e é uma excelente atividade de volta às aulas! Para realizar essa brincadeira com os alunos, faça uma roda com várias cadeiras de acordo com a quantidade de pessoas e coloque uma a menos que o total de participantes.

Depois disso, é só passar as instruções. As crianças precisam andar em círculos ao redor das cadeiras enquanto dançam no ritmo da música. Assim que o som parar de tocar, todos deverão se assentar rapidamente e quem não conseguir um lugar vago estará fora da brincadeira.

Essa é uma forma de trabalhar a coordenação motora dos pequenos e estimular a competitividade de uma forma saudável e justa. Anote aí na sua lista para realizar com os pequenos na escola!

Atividades de volta às aulas para fazer no pátio

As brincadeiras com balão são ideais para a área externa da escola e te dão a oportunidade de sair um pouco da rotina da sala de aula. São tantas opções que você pode escolher uma para cada dia da semana e inovar nas atividades de volta às aulas na primeira semana de aula, que tal? Confira:

Não deixe o balão cair

atividades de volta às aulas: atividade não deixe o balão cair

Essa sem dúvidas é brincadeira mais clássica de todas para se fazer com um balão. Para fazer é bem simples: todos os alunos deverão encher o seu balão e mantê-lo no ar, sem deixar cair. Quem deixar cair no chão terá que pagar uma prenda!

Para trabalhar ainda mais a interação entre as crianças e deixar a brincadeira mais divertida, separe os balões por cores e divida as crianças em times. A equipe que tiver mais balões no ar no final do jogo será a equipe campeã!

Balão surpresa

atividades de volta às aulas: balão supresa

A segunda brincadeira com balão também é para ser trabalhada em grupo e é perfeita para adaptar nas atividades de volta às aulas. Para começar, pegue balões da mesma cor e ajude as crianças a escrever mensagens de boas-vindas em alguns pedaços de papel.

Em seguida, coloque uma mensagem dentro de cada balão, encha-o e amarre bem. Coloque uma música bem divertida e peça para que as crianças dancem jogando os balões para cima.

Quando a música parar, todos deverão fazer uma roda e se assentar em cima do balão para estourá-lo. Ajude as crianças a ler as mensagens e aproveite para participar da brincadeira e pegue um balão para você também!

Agora que você já sabe quais são as melhores atividades de volta às aulas para aplicar na sua escola, hora de escolher as suas preferidas para fazer com os seus alunos!

Gostou das nossas dicas e quer saber tudo sobre alfabetização e letramento na educação infantil? Confira nosso artigo!