Dicas Saúde

Entenda por que os bebês colocam tudo na boca

Escrito por Lilo

É muito comum você ver as crianças menores de 02 anos colocando objetos, brinquedos e as mãozinhas dentro da boca. Mas, sempre fica aquele questionamento: por que os bebês colocam tudo na boca?

É pela boca que eles começam a descobrir o mundo. Isso acontece por que o primeiro contato que os bebês recebem após o nascimento é o aleitamento no peito materno.

A partir disso, passam pela fase oral, onde todos os objetos encontrados pelo caminho, assim como os primeiros brinquedos e a chupeta, são levados à boca.

Como lidar com a fase oral da criança?

bebês colocam tudo na boca

Essa é a fase em que os bebês colocam tudo na boca, também conhecida como fase oral, dura desde o nascimento até os 18 meses de vida, ou de acordo com alguns especialistas, até aproximadamente 03 anos de idade.

É um período muito importante para o seu crescimento, pois a boca da criança é muito sensível ao toque. Além disso, ajuda também no desenvolvimento do organismo imunológico.

Mas não se esqueça que os mordedores, chupetas e mamadeiras devem ser sempre fervidas no dia a dia para evitar acúmulo de bactérias!

A partir disso então, por volta dos quatro meses de vida, o bebê descobre as mãos e começa a chupar o famoso dedinho. Segundo a Pediatra Lucília Santana Faria, coordenadora médica da UTI pediátrica do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, esse é o momento de dar uma chupeta à criança. “A chupeta vai substituir o dedo. E a chupeta você tira. O dedo você não consegue tirar.”

bebês colocam tudo na boca

Mas nada de ficar bravo ou proibi-lo de levar as coisas à boca, hein! Isso pode provocar traumas e lembre-se sempre de que essa é uma fase muito importante vivida por todos os pequenos e que passará rapidinho (e deixará saudades)!

Cuidado com os objetos pequenos!

Atenção, mamãe e papai!

O cuidado tem que ser redobrado com os objetos pequenos. Sabendo que os bebês colocam tudo na boca, mantenha as miudezas e artigos decorativos longe do alcance dos pequenos, assim não facilitará para que eles coloquem na boca e também evitarão possíveis acidentes domésticos.

Esse mesmo cuidado deve ser tomado na escolinha/berçário. Fique sempre por dentro do que acontece na rotina do seu filho! Para isso, sugerimos que você escolha uma escolinha que tenha uma agenda digital, que é muito mais flexível e você tem acesso aonde estiver!

Você ainda não conhece o FollowBaby?

Através dele é possível acompanhar todos os acontecimentos através do diário digital, além de receber notificações e fotos instantâneas dos professores em tempo real. Indique já para a escolinha do seu pequeno!

Segurança e flexibilidade é tudo, não é mesmo?

Agora que você já sabe sobre o por que os bebês colocam tudo na boca e também como acompanhar a rotina do seu pequeno na escolinha, fique por dentro de várias outras dicas muito importantes através do nosso blog. Não esqueça de nos seguir nas redes sociais!