Dicas Educação Escola

5 ações para captar alunos e renovar matrículas nesse final de ano

Crianças estudando: o processo de captar alunos começa em sala de aula.
Escrito por Lilo

O fim de ano vem chegando e com ele um período determinante para a sobrevivência das escolas: a matrícula. É preciso aproveitar esse momento para oferecer o melhor e se preparar para captar alunos para o próximo ano letivo.

Mas como conseguir captar alunos para a escola sem comprometer a integridade da instituição? Qual a melhor forma de garantir as matrículas de novos alunos e permanência dos antigos?

Vamos descobrir no artigo?

Crianças estudando: o processo de captar alunos começa em sala de aula.

Como captar alunos para a escola

Em primeiro lugar, é preciso sempre lembrar que a ética é uma das lições que as crianças aprendem na escola, seja nas aulas ou pelo exemplo dos professores e funcionários. Portanto, suas ações devem ser sempre transparentes e pautadas na boa concorrência, exaltando principalmente as suas qualidades e os seus esforços na formação de alunos.

O ideal é sempre fazer uso de táticas positivas, que mostrem que a sua escola é o lugar certo para os alunos, e assim atrair os pais para fazer a matrícula dos filhos. Para conquistar alunos, é mais importante se valorizar do que rivalizar e competir diretamente com a concorrência.

Separamos algumas dicas práticas para você captar alunos dessa forma construtiva. Vamos lá!

Comece cedo

Em primeiro lugar, é importante começar cedo porque uma vez que os pais se decidem sobre a escola que os filhos vão estudar no ano seguinte, dificilmente mudam de ideia.

Não adianta esperar dezembro chegar e os alunos entrarem de férias para tentar convencê-los que sua escola é a melhor escolha para o futuro dos filhos. Nessa altura, a escolha provavelmente já foi feita.

Além disso, é preciso traçar uma estratégia e pensar em como vai ser realizado o marketing da escola para anunciar como a instituição irá se modernizar para o próximo ano para captar alunos, entre outras melhorias que devem torná-la mais atrativa. Tudo isso exige planejamento, e um bom planejamento pede tempo.

O ideal é começar a campanha de matrículas ainda no final de outubro ou no começo de novembro, só tome cuidado para não parecer desesperado. O importante é passar uma imagem de segurança e confiabilidade aos pais e alunos.

Pais e professores dialogando: manter a comunicação aberta ajuda a garantir a matrícula.

Conheça-te a ti mesmo

A educação é um serviço e o ensino infantil é uma vocação, mas a escola é também um negócio que precisa ser sustentado, cujos clientes são as famílias. Elas possuem necessidades que precisam de atenção, o que te garante mais certeza em esforços de captação e também de renovação de matrículas.

Para alcançar o padrão necessário e atender as demandas dos pais, é preciso entender o que pode estar incomodando e o que eles esperam de uma instituição de ensino. Existem algumas ações que você pode tomar para isso:

  • Aplique pesquisas de satisfação;
  • Peça sugestões de melhorias;
  • Pergunte sobre problemas ao longo do último ano.

Uma vez com essa pesquisa em mãos, é preciso se organizar para responder às demandas e, dentro de suas possibilidades, atendê-las para atingir o que é esperado pelos pais, um incentivo forte para que eles façam as matrículas do próximo ano.

Essas pesquisas não precisam alterar a essência da escola, servindo apenas para demonstrar uma preocupação da instituição com a opinião dos pais e com o que é importante para eles. Se mostrar aberto a sugestões é também uma ótima forma de captar alunos novos.

Um projeto pedagógico transparente

O que faz a sua escola o que ela é tem nome: projeto pedagógico. O problema é que nem sempre essas diretrizes que guiam a instituição estão claras para os pais, que podem desejar fazer as matrículas dos filhos em escolas que sejam mais abertas com relação a esse projeto.

É preciso mostrá-lo aos pais, discutir a maneira que as crianças estão sendo ensinadas por quem mais se preocupa com elas. Hoje em dia, no meio de questionamentos sobre a ideologia das escolas como um todo no Brasil – na maioria dos casos infundados – é importante mostrar exatamente o que a criança aprende e por que.

E além disso, existe o regimento escolar e suas regras. É importante sempre esclarecer o que está sendo feito e por quê. As crianças são proibidas de usar celular durante o horário de aula, mesmo para falar com os pais? Explique aos responsáveis. Não podem comer fora de hora sem indicação médica? Deixe claro. E assim por diante.

Dessa forma os pais ficam mais tranquilos pois sabem quais são as diretrizes que orientam a educação de seus filhos na hora de fazer a matrícula. Além disso, essa transparência também ajuda a captar alunos de escolas cujos projetos pedagógicos não são tão claros e o regimento não tão justificado assim.

Modernizando a escola para captar mais alunos

Assim como o conhecimento humano, a tecnologia está em constante evolução. A pedagogia, por si só, já mudou muito ao longo do tempo, transformando constantemente a educação em todos os âmbitos, principalmente no infantil. É normal que alguns pensamentos sejam ultrapassados com o tempo e por isso sejam substituídos.

É preciso não se acomodar, manter a sua escola em constante evolução, e estar sempre pensando adiante para captar alunos. Afinal, na hora de fazer as matrículas dos filhos, as famílias vão preferir uma escola que siga os métodos que parecem mais eficientes, e isso costuma ser sinônimo de ser atualizado.

Algumas modernizações são mais simples de adotar, como agendas digitais para se comunicar com os pais. Usando o FollowBaby é possível conectar os pais com a escola, dando tranquilidade ao permitir o acompanhamento dos pequenos em tempo real. Isso facilita a vida dos professores e dos pais, que conseguem avaliá-la pelo próprio celular. É a transformação digital nas escolas!

Outras ideias, como a aplicação do ensino de programação de computadores para crianças, exigem uma adaptação maior, mas podem fazer toda a diferença na hora de captar alunos e garantir que os pais não demorem para fazer matrículas.

Criança usando tablet: é importante ser mais tecnológico e inovador para captar alunos.

Abrace sem medo ideias como metodologias de ensino diferentes e inclusão de ferramentas digitais em sala de aula. Pense no ensino para o futuro, ensine o que pode fazer a diferença para as crianças. E demonstre esse compromisso em toda a estrutura da escola, desde o momento das matrículas, que pode ser facilitada usando a internet.

Como renovar as matrículas na escola? Mostrando um bom serviço!

Uma coisa que costuma fazer os pais desistirem de uma escola é ir atrás da instituição com um problema e não obter uma resposta ou solução.

Não termine o ano com questões em aberto ou mal resolvidas com as famílias, sempre chame os pais para as reuniões e explique como as coisas foram resolvidas e como você está trabalhando para atender às suas demandas. Esse é um bom momento para aproveitar e falar das matrículas.

Captar alunos é necessário para manter a escola funcionando. Garantir as matrículas não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é preciso atenção e planejamento. Pense bem no que vai fazer e não comece tarde demais.

Que tal começar modernizando a sua escola? Venha conhecer a agenda digital e como ela pode melhorar sua relação com os pais! Vamos continuar a conversa?