Escola

Como receber o aluno novo e trabalhar a adaptação na educação infantil?

Escrito por Lilo

Você sabe como receber um aluno novo e trabalhar sua adaptação na educação infantil? Confira no artigo!

Todo início do ano é um desafio para as escolas. Novos alunos, novas turmas e novos processos de adaptação na educação infantil são alguns dos pontos que devem ser pensados estrategicamente para que tudo dê certo.

A adaptação na educação infantil é um dos principais desafios para a equipe pedagógica e principalmente para o professor, que irá conviver diariamente com o aluno novo.  Esse processo deve ser feito com crianças de todas as idades para que os novatos tenham um bom desempenho desde o início e se sintam motivados na sua nova vida escolar!

Você sabe como receber um aluno novo e trabalhar sua adaptação na escola? Nesse artigo nós vamos te mostrar como lidar com essa situação, evitar problemas e identificar as melhores estratégias para o acolhimento desses novatos. Vem ver!

adaptação na educação infantil: criança chegando no primeiro dia de aula feliz

Adaptação na educação infantil: primeiros passos

Conhecer as crianças da sua escola e saber do perfil de cada uma são os primeiros passos para gerar uma boa interação entre os alunos e promover uma melhor adaptação na educação infantil.

Geralmente os alunos novatos são mais tímidos, o que pode gerar uma maior dificuldade na hora de integrá-los com os outros pequenos. Sendo assim, faça o possível para que eles se sintam à vontade desde o momento em que forem recebidos na porta da escola até a hora de ir embora. Veja algumas dicas!

Esteja presente na recepção da criança

Que o primeiro dia de aula na educação infantil é o motivo do choro e ansiedade de muitas crianças e até mesmo de alguns pais, não é uma novidade. Seja porque é sua primeira vez na escola ou só o início de uma nova fase em uma escola diferente, é comum o aluno chorar e querer ir embora para casa, mas isso não pode se tornar uma rotina!

Ao presenciar uma cena de choro, o ideal é se aproximar aos poucos do pequeno e mostrar que com você ele estará seguro. Mas cuidado para não forçar a barra! Se ele não der muita abertura logo de cara, o ideal é fazer isso todos os dias até ele se acostumar com a sua presença e se sentir confortável para ficar na escola sem os pais.

Lembre-se sempre que a adaptação na educação infantil é lenta e exige muita paciência, principalmente por parte dos educadores infantis, que são as pessoas que irão participar desse processo durante todo o tempo de permanência das crianças na escola!

Trabalhe a despedida dos pais

adaptação na educação infantil: pai despedindo de filho para ir a escola

Assim como a escola precisa construir uma relação de confiança para que os alunos se sintam seguros no ambiente escolar, com os pais não é diferente! Se despedir das crianças é um exercício que deve ser aprimorado todos os dias, principalmente durante a adaptação na educação infantil.

Dar um abraço e se despedir dizendo que volta logo pode ser uma excelente forma de fazer isso e mostrar que elas podem ficar tranquilas, pois no final do dia irão voltar para casa com a família!

Adaptação na educação infantil: incentive a sociabilidade da criança

Estimular o lado social das crianças também é uma forma de acelerar a adaptação na educação infantil, principalmente para os alunos novatos que estão tendo o seu primeiro contato com a escola.

É fundamental reforçar que, para trabalhar esse processo, é preciso conhecer a criança, saber dos seus gostos, das suas preferências e o que a motiva a realizar as atividades na escola.

adaptação na educação infantil: crianças brincando com as mãos

A adoção de métodos de ensino inclusivos com jogos fora da sala de aula, o incentivo à prática de esportes nas aulas de Educação Física, e a divisão da sala em grupos para realizar atividades artísticas podem ser  excelentes opções para exercitar a união e a amizade entre as crianças!

Procure sempre participar das atividades, conversar com as crianças e, acima de tudo, entenda que elas precisam de você mais do que nunca durante a adaptação na educação infantil. Você se torna referência ao ser a pessoa que cativa a confiança do aluno no primeiro dia de aula, e é você que será seu ponto de apoio dentro da escola!

Os pais precisam estar presentes durante a adaptação?

Claro que sim! Apesar do processo de adaptação na educação infantil ocorrer nas dependências da escola, fisicamente longe da família, os pais devem estar  cientes de todos os acontecimentos.

Nos casos em que a criança começa a frequentar a escola ou creche antes dos quatro anos, é ainda mais importante que os pais participem de perto para direcionar melhor o educador sobre seus hábitos e rotina, para que não haja muito estranhamento por parte do pequeno.

adaptação na educação infantil: criança sorrindo ao chegar na escola

Um meio muito utilizado atualmente para ajudar a escola nessa comunicação com a família durante a adaptação na educação infantil é a agenda digital. Através dela é possível relatar a rotina completa da criança dentro da escola e trocar informações em poucos cliques!

Pronto! Agora você está pronto para receber um aluno novo e trabalhar a sua adaptação na educação infantil. Que tal deixar as suas aulas ainda mais didáticas e começar a aplicar novos métodos de ensino? Veja como fazer isso nesse artigo.