Saúde

Como prevenir as doenças mais comuns na infância

Escrito por Lilo

Crises alérgicas, dores de garganta, infecções de ouvido e gripes. Essas são as doenças mais comuns na infância, mas que podem ser prevenidas para que as crianças tenham uma vida mais saudável.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre os sintomas e como preveni-las. Vem conferir com a gente!

Doenças mais comuns na infância

doenças mais comuns na infância

Crises alérgicas

De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 3% das crianças sofrem com quadros alérgicos na infância.

As alergias mais comuns são as de origem alimentar, que normalmente são provocadas devido à tolerância presente em alguns alimentos, seja por alguma proteína, conservante ou corante, podendo causar os sintomas abaixo:

  • dores abdominais;
  • coceiras;
  • manchas na pele;
  • dificuldade respiratória.

Outro tipo de alergia muito comum é a respiratória, que pode se manifestar tanto como rinite, quanto em forma de asma. Geralmente ela é caracterizada pela coriza, espirros e a congestão nasal, deixando o nariz entupido com frequência.

Em alguns casos, a criança também pode ter um pouco mais de dificuldade respiratória, chiado no peito e tosse, por isso é preciso estar sempre em alerta e se houver complicações, procure um especialista!

Para prevenir a alergia respiratória, siga os passos abaixo:

  • Mantenha o ambiente sempre limpo e arejado;
  • Evite bichos de pelúcia e objetos com poeira no quarto;
  • Livre-se dos ácaros presentes em roupas e cobertores.

Dores de garganta

Não se preocupe, é super comum que a criança tenha infecção na garganta até os dois anos de idade.

Isso acontece porque o sistema imunológico do pequeno ainda está em formação e o seu organismo não está totalmente preparado para combater as doenças que estão por vir.

Outro fator que também pode favorecer para esse acontecimento é o contato muito próximo com outras crianças e o compartilhamento de objetos na escola.

Sabemos que é uma experiência bem desagradável, tanto para os pais quanto para os pequenos, mas infelizmente as infecções de garganta acontecem com mais frequência do que imaginamos e esses episódios podem ser recorrentes até os cinco anos de idade.

É possível seguir algumas recomendações para prevenir os riscos de contágio:

  • Deixe a casa sempre aberta e arejada;
  • Ofereça uma alimentação saudável;
  • Ensine a criança a higienizar as mãos corretamente.

Agora, se os sintomas se agravarem, é hora de procurar um médico e fazer o tratamento de acordo com as necessidades da criança! Fique de olho!

Infecções de ouvido

Uma das doenças mais comuns entre os pequenos, a infecção de ouvido, pode ser chamada de otite média quando há uma grande quantidade de secreção no canal auditivo devido a gripes e resfriados ou otite externa, quando ocorre devido ao excesso de umidade.

A infecção pode se manifestar pelo menos uma vez até os 5 anos de idade e deve ser acompanhado por um otorrinolaringologista para evitar maiores complicações.

Gripes

Nariz entupido, tosse seca e dor no corpo. Esses são alguns dos sintomas que indicam que
a gripe está vindo com tudo. Mas não se preocupe, é possível proteger o seu filho dessa doença e nós vamos te ajudar com isso. Vamos lá?

  • Mantenha o pequeno sempre hidratado;
  • Coloque a criança de repouso e evite esforços físicos;
  • Ofereça alimentos saudáveis e ricos em vitamina C;
  • Higienize bem as mãos;
  • Evite contato com pessoas infectadas pelo vírus da gripe.

Como prevenir as doenças

doenças mais comuns na infância

Os primeiros anos de vida de uma criança são desafiadores para o seu organismo, pois é durante esse período que o pequeno está construindo a sua imunidade.

Por isso, é extremamente importante que os seus hábitos diários sejam saudáveis e que a sua alimentação seja balanceada para ajudar na construção dos seus anticorpos, assim o seu corpo estará mais protegido contra as doenças virais e respiratórias.

Alimentação saudável

Não tem receita de bolo! A melhor forma de prevenir as doenças mais comuns na infância é caprichar na alimentação das crianças, incluindo frutas, hortaliças, leguminosas e carnes no cardápio diário do pequeno, garantindo que ele tenha energia, vitaminas e minerais.

Uma boa forma de ensiná-lo a se alimentar bem é mostrando os alimentos e as suas cores, deixando o seu prato bem colorido. Esse momento é muito importante para o seu desenvolvimento infantil, aproveite para deixá-lo bem à vontade durante a sua alimentação.

Amamentação

O leite materno é extremamente importante para o desenvolvimento infantil para prevenir doenças mais comuns na infância, além de proporcionar inúmeros benefícios para as crianças, dentre eles está o fortalecimento do sistema imunológico.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde e Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostrou que as crianças amamentadas por mais tempo quando bebês têm menos infecções virais e respiratórias durante os seis primeiros meses de vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a criança deve ser amamentada exclusivamente até os seis meses de vida, após essa idade, o leite materno deve ser utilizado de forma complementar até os dois anos de idade.

Agora que você já sabe como prevenir as doenças mais comuns na infância, está na hora de proteger o seu filho desses problemas e prepará-lo para interagir e ter um contato saudável com os amigos na escola! Vamos lá?

Continue acompanhando o blog do FollowBaby e fique por dentro das maiores tendências da educação infantil!