Dicas Diversão

O que fazer nas férias escolares? Planejar o próximo ano!

Professora sentada em mesa planejando sua vida nas férias escolares
Escrito por Lilo

As férias escolares chegaram e nesse momento as escolas ficam vazias. Isso não significa que é preciso parar de pensar em educação. Dá pra aproveitar o recesso para planejar o ano seguinte e deixar as coisas encaminhadas para que tudo corra com tranquilidade quando as aulas voltarem.

Para aproveitar melhor as férias escolares e planejar o próximo ano letivo, você pode contar com as nossas dicas! São ideias para melhorar tanto a estrutura da escola quanto o projeto pedagógico.

Vamos nessa!

Professora sentada em mesa planejando sua vida nas férias escolares

Planejamento pedagógico durante as férias escolares

Antes de começar o planejamento pedagógico, é preciso dar aos professores o seu merecido descanso. O trabalho do educador é muito sério e pode ser desgastante, então dê aos professores um período de férias escolares para que eles retornem com gás total.

Uma vez recuperados, é hora de incluí-los também no planejamento para o próximo ano, aproveitando que os alunos ainda vão estar em férias escolares.

Comece a estruturar o planejamento anotando as reivindicações feitas pelas famílias ao longo do último ano, bem como as demandas dos professores e possíveis mudanças exigidas pelo governo. Depois, reúna-se com os educadores para discutir como coordenar o projeto pedagógico de forma a agradar a todos o máximo possível.

Aproveite para incluir nesse plano algumas questões que devem ser trabalhadas a longo prazo, como a Base Nacional Comum Curricular. A nova norma educacional que irá orientar a elaboração dos currículos de toda a rede de ensino deve ser implementada até 2020, e quanto antes você começar a se adaptar, melhor. Aproveite 2019 para realizar uma mudança gradual!

Pequenas reformas

Sala de aula vazia nas férias escolares

Ao longo do período letivo vão surgindo pequenas necessidades de reparo ou talvez você esteja planejando alguma mudança estrutural no prédio da escola. Independente do caso, as férias escolares são o momento perfeito para colocar esses planos em prática: sem as crianças ocupando o espaço e correndo riscos de segurança, fica mais fácil reformar.

Além disso, existem alguns reparos que precisam ser feitos anualmente. Por exemplo: manter o parquinho da escola seguro é uma manutenção essencial, assim como resolver infiltrações e cuidar dos banheiros. As férias escolares são o momento ideal para consertar pregos e parafusos soltos nas cadeiras, além de retocar a tinta das paredes e trocar pedaços de madeira podre ou metal enferrujado pela estrutura da escola.

Avaliação dos equipamentos

As férias escolares também são um momento interessante de verificar se os equipamentos da escola estão funcionando de acordo com o esperado. Vale a pena checar os aparelhos de vídeo, televisão, som e outras ferramentas de apoio ao professor.

Esse trabalho costuma ser simples e leva menos do que um dia, então pode ser feito a qualquer momento das férias escolares. O importante é não deixar muito para a última hora, assim você tem tempo hábil para substituir ou consertar o que for necessário.

Criar uma horta

Alfaces em horta plantada nas férias escolares

Que tal aproveitar as férias de verão para começar o projeto de uma horta para ser posteriormente cuidada pelos alunos? O melhor é que a ideia é uma forma incrível de aproximar as crianças da natureza e também uma oportunidade de promover uma alimentação mais saudável na escola.

Escolha um lugar onde seja possível abrir o chão para expor o solo ou compre terra para aplicar num tipo de terrário. Depois, prepare a terra com adubo para quando os alunos chegarem e deixe que eles plantem as sementes. Escolha sementes mais simples de cuidar e, se necessário, peça ajuda de um jardineiro ou agrônomo para dicas de manutenção.

Se não houver como montar uma horta diretamente no chão, uma alternativa é usar vasos e fazer uma horta vertical. De qualquer forma, o projeto pode ser uma surpresa para as crianças quando voltarem das férias escolares.

Melhorando a comunicação

Férias escolares: close de celular e notebook

E por que não melhorar a comunicação na escola? Chega de bilhetes escritos, agendas de papel e outros meios que só gastam dinheiro e poluem o meio ambiente. As férias escolares são um ótimo momento para se atualizar e procurar uma agenda digital.

Além de muito mais prática, a agenda digital facilita o contato com os pais, aproximando as famílias da escola. E veja: todas as atualizações vêm em tempo real. Esse é, inclusive, um ótimo argumento para renovar matrículas: sua escola está se inserindo na realidade tecnológica que é tendência no mundo inteiro.

Faça um tour pelo Follow Baby e conheça as funcionalidades da nossa agenda digital!

Existem outras formas de melhorar a comunicação da escola, mas num mundo cada vez mais conectado, o imperativo do momento é concentrar a comunicação nos celulares.

As férias escolares são um momento de calmaria que você pode aproveitar para aprimorar os serviços que oferece e se atualizar para estar sempre na frente. Mesmo que a instituição não esteja com grandes dificuldades, é melhor continuar melhorando e estar na vanguarda do que ser ultrapassado pelos concorrentes.

E se os pais não souberem ainda o que fazer com as crianças nas férias, que tal oferecer algumas dicas de atividades? Confira o que você pode sugerir no nosso artigo sobre o assunto.