Dicas Diversão Educação Escola

Festa de fim de ano na escola? Veja algumas ideias!

Criança lê para ursinho de pelúcia com gorro de Papai Noel: o Natal marca o final de ano na escola.
Escrito por Lilo

Está chegando o Natal e você não tem ideia do que fazer na festa de fim de ano da escola? Então vamos te ajudar a se organizar para isso, já que a comemoração da escola acontece mais cedo do que a das famílias devido das férias e não dá pra perder mais tempo.

Para isso separamos algumas dicas práticas de como fazer a sua festa de fim de ano na escola para parabenizar as crianças pelo final do ciclo educacional e comemorar os objetivos alcançados.

Vem pra festa!

O que fazer na festa de final de ano na escola?

A escola tem um principal objetivo nesse momento: encerrar um ciclo. Isso pode ser feito através de uma comemoração que simbolize para as crianças o final de uma etapa na sua trajetória escolar.

O final de ano da escola também pode ter função pedagógica. A comemoração funciona como incentivo para as crianças se motivarem para o próximo ano e os novos desafios que os aguardam, além de auxiliar na compreensão de que a vida é feita de fases que chegam ao fim para dar lugar a coisas novas.

Além disso, é uma boa oportunidade para explorar tradições típicas do Natal. Vamos conferir algumas dicas?

Chegada do Papai Noel

Criança tira foto com Papai Noel: a chegada do bom velhinho pode marcar o fim de ano na escola.

Mesmo perdendo um pouco de força nas escolas, a imagem do Papai Noel ainda é muito presente no imaginário dos alunos, principalmente nessa época. Para não abandonar de vez a tradição, a instituição pode promover a chegada do personagem como clímax da comemoração de fim de ano na escola.

No evento pode ser organizada a distribuição de lembrancinhas simples para as crianças, que podem ser algo lúdico e artístico, como um cartão confeccionado pelos professores, ou até um doce. Para essa última opção, os pais devem ser consultados com antecedência.

O mais importante é garantir que nenhuma das crianças fique sem um presente. Ao mesmo tempo, vale reforçar que o Natal, apesar de estar associado à distribuição de presentes, é uma época de celebrar a união das pessoas acima de qualquer coisa.

Decoração de Natal

Presente embrulhado: amigos secretos podem comemorar o fim de ano na escola.

Uma brincadeira interessante para comemorar o final de ano na escola é permitir que as crianças façam a decoração. Essa é uma alternativa mais enxuta de comemoração que permite que os professores tratem com cada sala em separado.

Separe as salas por função: cada uma tem q decorar a própria sala e mais um espaço coletivo da escola. A partir daí, ela podem fazer qualquer coisa que combinarem com os professores, como caixas de presente, flocos de neve, árvores de natal, estrelas, Papai Noel.

Cada professor pode organizar individualmente a brincadeira com sua turma, o que torna a logística mais simples e menos exigente de uma planejamento prévio. Ideal para quando o calendário começa a apertar.

Exposição de trabalhos

criança pintando para apresentar na festa de fim de ano da escola

A exposição de trabalhos é uma excelente forma de aproveitar o fim de ano na escola para reconhecer publicamente o esforço de cada criança no processo de aprendizado feito ao longo do ano.

Peça que as crianças façam um trabalho final que simbolize o que eles aprenderam de mais importante no ano. Instrua os pequenos a fazer isso da forma que quiserem: desenhos, textos, teatrinho, música, o que acharem melhor. Mais do que isso, apoie as iniciativas mais criativas.

Para que dê tudo certo, as crianças irão precisar exercitar a própria capacidade de planejamento. Isso não significa excluir a participação do professor, pelo contrário: é preciso auxiliar e dar dicas de como prosseguir quando eles esbarrarem em problemas.

Caso não haja tempo para começar algo do zero, expor em sala de aula ou nos corredores da escola algumas atividades feitas em sala de aula ao longo do ano é suficiente.

Feira de reciclagem

Crianças aprendem a reciclar: aproveite o fim de ano na escola para mais uma lição.

Que tal aproveitar o fim de ano na escola para acrescentar um último conhecimento antes do período letivo acabar? Você pode aproveitar a ocasião para ensinar as crianças sobre reciclagem.

Organize uma aula temática envolvendo toda a escola e ensine o básico sobre preparar os materiais para reciclagem. Comece, é claro, pelos mais simples e que podem ser feitos por alunos, como o papel, mas explique também sobre a importância da reciclagem de vidro, metal e plástico.

Fale também sobre o reaproveitamento de embalagens que não precisam de modificação do material, como uma garrafa de vidro que pode ser embelezada para se transformar num vaso de flores.

Depois, ajude os alunos fazer arte com materiais reciclados e organize uma apresentação dessas produções artísticas no último dia de aula.

Natal solidário

Troca de presentes: o fim de ano na escola pode ser uma ação solidária.

E por que não aproveitar a oportunidade para ensinar solidariedade de forma prática no final de ano na escola? A ideia é transformar os alunos em assistentes do Papai Noel, dando a eles a oportunidade de fazer o bem e aprender sobre a importância do amor ao próximo..

Todo ano os Correios disponibilizam cartinhas enviadas por crianças carentes ao Papai Noel, que podem ser adotadas por qualquer pessoa disposta a ajudar. Converse com os pais e combine a realização das compras, feitas com a contribuição de cada um, e depois organize para que as próprias crianças possam distribuí-las.

Preparar o fim de ano na escola é uma questão de organização. Pense a longo prazo e converse sempre com os pais sobre todas as possibilidades. O fim do ano está chegando e a janela de oportunidade de promover um final de ano inesquecível para a sua escola está se fechando.

Se quiser mais dicas de ideias para aplicar na sua escola, visite nosso blog, onde você encontra novos artigos semanais sobre educação e pedagogia.