Dicas Saúde

Saiba como prevenir gripes e resfriados nas crianças

Escrito por Lilo

Gripes e resfriados são muito comuns nas crianças, principalmente quando estão na escola. Isso acontece porque as crianças estão em contato o tempo todo umas com as outras e as defesas dos seus organismos ainda estão em desenvolvimento, ou seja, não estão totalmente prontas para se defender de doenças.

Quer saber como prevenir gripes e resfriados nas crianças? Acompanhe as nossas dicas abaixo!

Cuidado com o tempo seco e frio

 

gripes e resfriados nas crianças

Quando o tempo está mais seco e frio é normal que os problemas respiratórios comecem a aparecer, resultando em gripes e resfriados nas crianças. Para evitar que isso aconteça, os cuidados têm que começar em casa para que as crianças não cheguem doentes na escola e transmita para os coleguinhas. Por isso:

  • Tenha um umidificador em casa e ligue-o principalmente durante a noite, não se esqueça de manter o aparelho sempre limpo para não prejudicar a saúde do pequeno;
  • Utilize soro fisiológico para aliviar a congestão nasal (pergunte ao pediatra o melhor tipo para o seu filho);
  • Mantenha a casa sempre limpa e livre de poeira;
  • Incentive a criança a beber muita água durante o dia;

Lave as mãos das crianças várias vezes ao dia

gripes e resfriados nas crianças

Como grande parte dos pequenos passam o dia na escola, eles acabam tendo contato com outras crianças e objetos que podem estar infectados com o vírus da gripe.

Por isso, é importante que eles lavem as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições, pois é o momento que elas vão levar os alimentos até a boca e depois que utilizarem o banheiro.

Após as brincadeiras também é interessante ter um momento que as crianças possam ir ao banheiro para lavar as mãos, assim elas criarão esse hábito que, sem dúvidas, ajuda muito na hora de prevenir gripes e resfriados!

Não compartilhe objetos de uso pessoal

Copos, garrafinhas, escovas de dente e toalhinhas, cada um tem que ter o seu!

Isso mesmo, esses objetos são de uso pessoal de cada criança e não devem ser compartilhados em hipótese alguma com os outros alunos, principalmente se ela estiver com sintomas de gripe.

Por isso, peça aos pais de cada aluno que coloque etiquetas com os nomes identificando os materiais para evitar trocas. Assim fica bem mais organizado e fácil para prevenir gripes e resfriados nas crianças, não é mesmo?

gripes e resfriados nas crianças

 

Acompanhe a rotina da criança

Quando a criança está gripada ou resfriada, é normal que ela se sinta mais indisposta. Portanto, acompanhar a rotina é um ponto extremamente importante que deve ser trabalhado em conjunto, tanto por parte da escola quanto por parte dos pais.

Por isso, se a criança estiver sentindo mal-estar na escola, é essencial que a equipe pedagógica tenha uma comunicação eficaz com os pais ou responsáveis, para poder notificá-los do que está acontecendo.

Uma maneira ainda mais assertiva para a escola se comunicar com os pais é através da agenda digital que colabora com esse trabalho e torna possível um acompanhamento em tempo real dos pais através dos recadinhos, que possibilita que os professores conversem com os responsáveis e mande fotos da criança através do app, para que eles fiquem mais despreocupados.

E se os sintomas da gripe se agravarem?

Leve a criança ao médico imediatamente, ele passará as medicações e exames, além do repouso necessário para a melhora do pequeno. Além disso, confira se as vacinas do seu filho estão em dia e peça orientação em relação a vacina da gripe, ela é importante evitar que a gripe aconteça.

Ah, outra dica importantíssima! Procure sempre oferecer alimentos saudáveis e manter a criança sempre hidratada durante todo esse processo para que ela se sinta mais disposta e retorne mais rápido às suas atividades diárias.

Agora que você já sabe como prevenir gripes e resfriados nas crianças, continue acompanhando o nosso blog com muitas outras dicas e tendências da educação infantil. Vem com a gente!