Saúde

A importância do sono para os pequenos

Escrito por Lilo

O sono é um fator essencial para o desenvolvimento do organismo humano. Para as crianças, ele age de uma forma ainda mais especial, pois dormir uma determinada quantidade de horas por dia pode ser muito importante para o seu desenvolvimento físico e equilíbrio emocional. Além de ser uma delícia, não é mesmo?! ❤

sono

Assim como se alimentar e fazer as necessidades básicas, dormir deve ser priorizado na vida dos pequenos. Você sabia que o hormônio do crescimento é liberado durante boas horas de sono? Por isso, se não descansarem durante algumas horas por dia, eles poderão ter diversos problemas de crescimento, além de uma maior exposição a doenças, como hipertensão e obesidade.

Mas, qual o tempo ideal para tirar aquela sonequinha diária?

De acordo com os pesquisadores da Academia Americana de Medicina do Sono, há uma tabela específica para cada idade, confira:

– De 4 a 11 meses de vida: de 12 a 16 horas por dia;

– De 1 a 2 anos de vida: de 11 a 14 horas por dia;

– De 3 a 5 anos de vida: de 10 a 13 horas por dia;

– De 6 a 12 anos de vida: de 9 a 12 horas por dia;

Atenção, mamães e papais: não são somente os seus filhos que devem ter uma boa noite de sono, ok? Mantenha a sua rotina e durma de 7 a 9 horas por dia. Cuide da sua saúde!

sono

E a soneca na escolinha?

Fiquem atentos se a escolinha que a criança está matriculada possui um espaço tranquilo e exclusivo para a soneca! Até os 5 anos é normal que tirem cochilos ao longo do dia. São muito saudáveis, relaxam e aumentam a disposição. Após essa idade, eles devem ser reduzidos e de pequena duração, para que o organismo não se acostume e não troque a noite pelo dia.

Saiba como equilibrar o seu tempo entre trabalho e família. Clique!