Educação Escola

A importância da interação entre as crianças na escola

Escrito por Lilo

A interação entre as crianças na escola, as aulas práticas, brincadeiras em grupo, tudo isso faz parte do processo de desenvolvimento e alfabetização infantil.

Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre a importância da interação entre as crianças na escola. Vem conferir com a gente!

Benefícios da interação entre as crianças na escola

interação entre as crianças na escola

Sabia que estar com outras crianças traz muitos benefícios para os alunos na educação infantil? Isso mesmo, um dos principais deles é a socialização.

As crianças se tornam mais cooperativas e aprendem a compartilhar umas com as outras em grupo, o que é muito importante para o seu crescimento.

Além de todos os pontos positivos que a interação traz para a vida de uma criança, estar sempre em contato e brincar com os amiguinhos ajuda a prevenir problemas emocionais nos pequenos, como depressão, ansiedade e solidão.

Segundo a pedagoga Ilvana Sgobero, “a interação entre as crianças na escola é fundamental para o desenvolvimento das suas habilidades sociais e pessoais, além de ser a base para a comunicação para o resto da sua vida.”

Trabalhe a interação entre as crianças

Sabemos que a cooperação e a socialização dos alunos são uns dos principais pilares da Educação Infantil. Pensando nisso, é muito importante trabalhar a interação entre as crianças na escola. Confira algumas dicas abaixo:

  • Divida a sala em pequenos grupos e proponha atividades entre eles;
  • Organize os alunos em dupla para maior interação e dinâmica nas aulas;
  • Desenvolva jogos e atividades lúdicas que faça os pequenos expressarem as suas vontades;
  • Faça projetos que eles possam trabalhar a cooperação, como uma feira de ciências, por exemplo

interação das crianças na escola (1)

 

O papel da família

A família exerce um papel fundamental na interação entre as crianças na escola, pois é com os pais que o pequeno aprende os seus primeiros valores morais e sociais. Por isso, a comunicação estabelecida em casa é o primeiro passo para o seu desenvolvimento e crescimento.

É muito importante que os pais estejam sempre presentes e dêem todo o carinho e atenção necessária ao pequeno, o auxiliando nas horas difíceis e o apoiando em suas decisões.

interação com as crianças na escola

Ah, aqui vai uma dica muito importante! É fundamental que os pais trabalhem a cooperação em casa, ajudando o seu filho a separar as roupas e brinquedos que ele não utiliza mais e colocando para doação, assim ele aprenderá a compartilhar as suas coisas e levará esse aprendizado para a escola.

Comunicação entre escola-família

A comunicação entre a escola e a família é um grande passo para o desenvolvimento infantil.

Para que ela seja mais assertiva, muitas escolas estão utilizando a agenda digital para aproximar os pais da instituição. Isso acontece porque muitas vezes com a correria do dia a dia eles esquecem de ler as agendas impressas dos seus filhos e acabam não tendo um contato direto com a rotina escolar da criança.

Além disso, a agenda digital permite um contato mais próximo dos pais por meio de várias ferramentas, como por exemplo, os recadinhos e ocorrências, onde a equipe pedagógica deixa os acontecimentos registrados, se a criança está comendo direitinho, se está se comunicando e interagindo com os outros alunos, se fez a tarefinha em sala de aula… Super funcional, não é mesmo?

E aí, gostou? Você também pode ter uma agenda digital!

Experimente grátis o FollowBaby e conheça os benefícios de ter uma agenda moderninha para a sua escola!