Sem categoria

Páscoa na escola com alegria, diversidade e aprendizado!

Escrito por Lilo

Por mais que se trate de um feriado tradicional, a comemoração da Páscoa na escola pode ser criativa e repleta de reflexões sobre a diversidade. Confira!

Comemorar ou não a Páscoa na escola? Não podemos nos esquecer de que esta data comemorativa tem origem em um feriado judaico-cristão e, por isso mesmo, é incompatível com as crenças de famílias que não professam essa fé.

Mas também tem um outro lado: a Páscoa é uma festa tradicional no Brasil, que adultos e crianças amam. Para elas, é simplesmente mágico ver as figuras que representam o coelho e os corredores de supermercados enfeitados com os ovos de chocolate.

Portanto, se a escola também tem um papel de transmissão cultural e até mesmo de reflexão sobre os hábitos de consumo, ela não pode ignorar essa data. Mas é possível considerar toda a diversidade que existe entre as famílias para abordar a Páscoa na escola de forma alegre, inclusiva e interessante.

Para comemorar a Páscoa na escola, você não precisa realizar apenas aquelas atividades tradicionais que antecedem o feriado da Sexta-feira Santa. Trouxemos alguns exemplos que não poderiam faltar.

Aborde a história da Páscoa na escola

Existem pelo menos três versões para a comemoração da Páscoa: na cultura judaica, ela representa um evento que culminou com a libertação do povo de Israel da escravidão egípcia. Portanto, não se trata apenas de uma festa religiosa, mas também de uma data histórica.

Por outro lado, os cristãos usam esse evento para relembrar a morte de Jesus na cruz (Sexta-feira Santa) e comemorar sua ressurreição (domingo de Páscoa). Mais tarde, alguns povos começaram a pintar ovos de galinha para simbolizar esse renascimento.

A tradição foi muito transformada pela vivência cultural de diversos povos. É importante resgatar essa evolução da festa mostrando que ela foi associada à primavera, ao florescimento dos campos e à fertilidade, sendo comemorada inclusive no equinócio. Mais tarde, o ovo de galinha foi substituído pelo de chocolate e o coelho se tornou um símbolo da Páscoa.

Ambos, ovo e coelho, simbolizam a fertilidade.

Com todos esses elementos, é possível fazer painéis, dramatizações, degustações gastronômicas, artesanatos… Use a imaginação!

Mas por que a comemoração da Páscoa na escola deveria abordar essa história completa? Um bom motivo é mostrar às crianças, desde pequenas, que as pessoas têm crenças, valores e tradições diferentes e que nosso papel é conhecê-las e respeitá-las.

Incentive a fantasia

Mas a Páscoa não é apenas um assunto sério e histórico. Criança ama fantasia!

Então, também proporcione atividades simples e até comuns, mas que caracterizam esse período. Os professores podem confeccionar as tradicionais máscaras de coelhinhos, realizar caça aos ovos e distribuir chocolate, é lógico!

O Follow Baby preparou alguns modelos de máscaras para ajudar no recorte. Veja:

Veja algumas instruções:

  • Primeiro, escolha o modelo que você quer baixar. Clique na imagem para maior resolução ou faça o download clicando nesses links: 1 – Orelhinhas, 2 – Orelhinhas com óculos, 3 – Cenourinha montável. 
  • Para montar a orelhinha, você só vai precisar recortar e grampear as extremidades da tira. É melhor que a tia passe primeiro as abas ao redor da cabeça da criança e faça a conexão depois!
  • Para as orelhinhas com óculos, você irá precisar colocar um elástico nas extremidades dos óculos. Instale mais próximo da ponta e use o elástico em volta da cabeça para fixação.
  • A cenourinha é para ser montada e pintada em sala! Pinte um dia antes para dar tempo da tinta secar e depois faça a montagem.

Estimule a psicomotricidade

As crianças amam os coelhinhos e geralmente o consideram um bichinho muito fofo. Além disso, elas adoram imitar animais. Então, por que não aproveitar a Páscoa na escola para fazer uma gincana ou circuito que estimule as funções psicomotoras?

Junto com outras professoras, faça a fusão da tradicional caçada aos ovos com uma trilha de desafios psicomotores. Para passar por ele, as crianças precisam pular, se arrastar no chão, passar por túneis feitos com tecido e bambolês, entrar em buracos, encaixar objetos pequenos…  Decore a trilha com muitos coelhos, para deixá-la temática!

Além de desenvolver habilidades psicomotoras fundamentais para os pequenos, essas atividades vão ajudá-los a queimar muita energia acumulada com o consumo de chocolate!

Não se esqueça da solidariedade

No passado, a Páscoa foi associada à fertilidade das terras, e por isso seu símbolo é o coelho. De forma acessível às crianças, mostre que as populações do passado dependiam completamente desse ciclo das colheitas para sua sobrevivência, e por isso a chegada da primavera era tão importante.

Hoje, apesar de vivermos em uma sociedade urbana, muitas pessoas também são privadas de recursos materiais e financeiros. Por isso, sua dependência não é da colheita, e sim da solidariedade.

Faça uma campanha junto às famílias para que a Páscoa de outros pequenos também seja feliz. Eles podem contribuir com doações de ovos de chocolate. Peça que as crianças confeccionem máscaras de coelho que serão doadas junto com os ovos a alguma instituição que cuida de crianças carentes.

Coloque a família no centro

Para finalizar seu ciclo de comemorações da Páscoa na escola, peça que cada criança faça uma pesquisa — com fotos — sobre como sua própria família comemora esta data documentando o que acontecerá neste feriado.

Se houver uma agendinha digital que facilita esse contato com os pais, o resultado será ainda melhor! Pergunte sobre a alimentação, se eles seguem algum rito religioso ou simplesmente se aproveitam o feriado para se divertir com os filhotes.

Na semana seguinte, use os relatos e as fotos enviadas para criar um mural representando a Páscoa de cada família. Além de mais uma vez mostrar a diversidade, as crianças ficarão muito felizes por verem que sua rotina e hábitos também têm lugar na sala de aula. Ressalte que, acima de tradições sociais e crenças religiosas, estão o amor e a união.

E então, o que achou das nossas sugestões para comemorar a Páscoa na escola? Quer conhecer outras ideias para promover atividades extracurriculares? Continue no blog e confira nosso post sobre esse tema!