Dicas Saúde

Por que crianças pequenas não devem comer doces?

Escrito por Lilo

Esse é um questionamento muito comum entre as mamães e os papais! As crianças pequenas não devem comer doces até uma determinada idade, mas depois é permitido sim (com moderação). Vem conferir!

De acordo com a Associação Americana do Coração, crianças pequenas não devem comer doces até completarem 02 anos. Após essa idade elas podem consumir, no máximo, 25 gramas de açúcar por dia, que é o equivalente a 06 colheres de chá.

Refrigerantes, sucos industrializados, bolachas recheadas, chocolates, balas, entre outros alimentos que possuem uma quantidade muito grande de açúcares devem ser evitados por toda a vida para uma alimentação saudável e balanceada.

Mas, isso não significa que o seu filho nunca irá experimentar um docinho, pode sim! Mas cuidado com os excessos.

Sabia que o açúcar é um dos principais fatores para doenças como a diabetes e obesidade?

crianças pequenas não devem comer doces

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde conta que 60,8% das crianças abaixo de 02 anos de idade comem biscoitos, bolachas e bolos e 32,3% tomam refrigerantes ou sucos artificiais.

A mudança de hábitos alimentares na infância é essencial para que a criança tenha uma vida mais saudável na sua fase adulta.

Por isso, quanto mais você adiar o contato do seu filho com o açúcar, maior será a aceitação dele por alimentos mais saudáveis!

Substitua o açúcar industrializado pelas frutas

As frutas são uma excelente opção para as sobremesas, lanchinhos da tarde e sucos naturais. Além disso, são muito saudáveis e trazem diversos benefícios para o organismo da criança.

Ao invés de deixar balas e chocolates ao alcance do seu filho, opte por lavar as frutinhas e deixá-las visíveis para o pequeno comer quando quiser, assim ele não lembrará dos açúcares.

Essa adaptação deve ser feita aos poucos e com muito cuidado, para que o pequeno não se sinta privado de nada e sim faça as suas próprias escolhas de uma forma mais saudável!

Acompanhe a rotina alimentar do seu filho na escolinha

Já pensou em acompanhar em tempo real o cardápio oferecido pela escola do seu filho todos os dias?

Você sabe se a alimentação possui um cardápio variado e saudável?

Com o FollowBaby isso é possível. Além de poder também deixar e receber recadinhos instantâneos na agendinha digital. Rápido e prático!

Você é o melhor exemplo para o seu filho!

Se você não quer que ele coma muitos doces, o seu papel principal é não comer perto dele também. Além de estar contribuindo para a saúde do seu corpo, você vai incentivá-lo a ter uma alimentação mais balanceada e natural!

A Páscoa está chegando, devo comprar ovos de chocolate para as crianças?

A Páscoa é uma data muito esperada por todas elas, já que são lembradas desde cedo pelas escolinhas e também pelo comércio dos doces.

Como falamos anteriormente, você pode comprar chocolates sim, mas com moderação! Não deixe que a criança coma tudo de uma vez só, assim ela poderá aproveitar o gostinho (delicioso) do chocolate por mais tempo!

Agora que você já sabe o porquê que as crianças pequenas não devem comer doces, está na hora de aprender a montar uma lancheira saudável e muito gostosa para o seu filho!  Vem conferir!