Educação Escola

Quer garantir a qualidade na educação da sua escola?

Escrito por Lilo

Saiba como ter um planejamento estratégico de sucesso.

 

Um sistema de gestão escolar é a melhor forma de garantir que a escola consiga trabalhar de maneira eficiente e organizada. Quem resolve os principais problemas da instituição, consegue captar alunos, controlar fluxos de caixa e ainda economizar tempo em todas as tarefas da secretaria.
O desejo dos gestores é que os alunos apresentem sempre bom desenvolvimento no aprendizado e a escola mantenha todos satisfeitos com a qualidade na educação.
Mas infelizmente, essa não é uma atividade tão fácil, por isso, separamos maneiras de atingir o sucesso, onde o planejamento estratégico tem sido uma ótima solução para resolver esses problemas!

 

 

Resultado de imagem para professores de escola infantilAfinal, o que é planejamento estratégico?
Podemos dizer que é a descrição de um plano de ação e sua forma de gerir, planejar e executar ações para alcançar metas traçadas. A ferramenta demonstra a realidade da escola e cria uma perspectiva para o futuro baseada nas mudanças que precisam ser feitas.
E para começar, é preciso que haja um diagnóstico concreto da instituição, levando em consideração as atividades realizadas por todos os envolvidos com a escola.

 

Quem deve elaborar e quais são os cuidados necessários?

 

É importante que seja responsabilidade do gestor escolar a iniciativa e coordenação das estratégias para esse planejamento, orientando a equipe para trabalhar juntos e obter um bom retorno sobre a experiência.
Considerar a realidade, condições e cont

eúdos da escola são fundamentais para que seja possível realiza-lo e solucionar situações identificadas pelo diagnóstico. Esse trabalho deve ser feito por mais de uma vez e os responsáveis devem adotar técnicas para acompanhar constantemente os problemas propondo soluções a eles.

 

Como executar o planejamento estratégico?

A principal finalidade é identificar os problema no início e evitar com que fujam de controle, e isso

 

exige a participação efetiva de todos os professores, principalmente na suspeita ou percepção de qualquer novo problema. Acompanhe os passos gerais:
• Através de um diagnóstico com as atividades escolares e professores envolvidos, é possível fazer um levantamento com base em documentos, entrevistas e questionários.
• Identifique as principais queixas sobre a escola através do diagnóstico
• Pesquise estatísticas e informações sobre a realidade da escola
• Descubra qual o cenário deseja alcançar depois dos apontamentos do diagnóstico
• Trace objetivos e metas e descreva as ações que serão adotadas par o alcance de cada uma, tornando possível o alcance do objetivo do planejamento estratégico.