Dicas Diversão Educação

Responsabilidade Social e Meio Ambiente: como levar para a sala de aula?

Criança brincando com pedras no rio: é mais fácil aprender sobre meio ambiente entrando em contato com ele.
Escrito por Lilo

A escola é uma preparação para a vida. Por isso, tratar de assuntos como responsabilidade social e meio ambiente dentro da sala de aula é tão importante quanto falar de português, matemática e geografia.

A criança que aprende sobre responsabilidade social na escola cresce para ser um adulto mais engajado no bem estar da sociedade. Da mesma forma, aprender sobre o meio ambiente na infância forma pessoas mais conscientes sobre a natureza e sua responsabilidade para com ela.

Quer dicas sobre como levar esses assuntos para a sala de aula desde cedo, ajudando a formar adultos melhores? Então acompanha aqui!

Criança em meio ao meio ambiente

O que a criança precisa saber de responsabilidade social e meio ambiente?

Existem alguns assuntos que já estão na boca da população há um tempo e que continuarão a ser ainda mais relevantes nos próximos anos. Quando se discute responsabilidade social, é muito importante falar com os alunos sobre as diferentes formas de desigualdade, explicar a criminalidade sem estigmas e introduzir conceitos democráticos básicos.

É essencial falar com as crianças desde cedo sobre a importância da democracia e da igualdade, para que essas sementes permaneçam plantadas na nossa sociedade.

Quando tratamos de meio ambiente, existem também vários assuntos pertinentes para abordar em sala de aula. Alguns dos mais relevantes são a escassez de água potável, o aumento do nível dos oceanos por conta do aquecimento global, o perigo da emissão de gases estufa e o conflito que existe entre o crescimento da cidade e a preservação do ambiente.

É claro que esses problemas já estão sendo combatidos hoje, mas essas questões continuarão a ser relevantes no futuro, com impacto a longo prazo na vida das crianças. Por isso, trazer o assunto para a sala de aula é também prepará-las para os desafios que irão enfrentar.

É aí que entra o trabalho do educador, que precisa saber a melhor forma de trazer assuntos que podem ser complicados e confusos para o processo de ensino da melhor e mais responsável forma possível.

Responsabilidade social em sala de aula

Existem várias formas de trazer assuntos relacionados à responsabilidade social para incluir o tema em sala de aula. Uma das melhores e mais consistentes estratégias é através do trabalho voluntário.

Vale dizer que esse tipo de atividade, que normalmente acontece fora do horário das aulas, precisa ser combinada direitinho com os pais, que têm que autorizar a participação das crianças. Você também vai precisar contar com o apoio de alguma instituição, de preferência uma ONG que aceite voluntários.

Levar as crianças para visitar o asilo é uma boa forma de ensinar responsabilidade social.

Uma proposta muito interessante é levar as crianças para visitar asilos públicos para brincar e conversar com os idosos. A troca de experiências e energia entre as gerações pode ser muito proveitosa, os velhinhos têm muito a ensinar, adoram contar suas histórias de vida e também vão se beneficiar muito da atenção e do carinho dos pequenos.

Você também pode incentivar as crianças a trabalhar em alguma atividade coletiva pelo bairro onde fica a escola e na comunidade da qual fazem parte. Uma forma simples de fazer isso é promover mutirões contra a dengue no início do verão, levando os pequenos para conscientizar as pessoas sobre a importância de não deixar a água parada.

A escola também pode realizar atividades de caráter inclusivo para demonstrar a importância da igualdade em diferentes instâncias. Ter alunos com necessidades especiais ou bolsistas em sala de aula, além de ser uma política de inclusão importante e necessária, contribui para a troca de vivências e sensibiliza os pequenos para diferentes realidades.

O foco no ensino da responsabilidade social deve estar sempre no respeito às diferenças e na aceitação dos outros como parte da comunidade.

Crianças de várias etnias: a inclusão é uma forma de trabalhar a responsabilidade social.

Ensinando sobre o meio ambiente

Na hora de falar sobre o meio ambiente e as ameaças que ele sofre, é muito importante passar também a mensagem de esperança para motivar as crianças. Existem muitas correntes de desinformação sobre o tema, que lutam contra as ideias de preservação ambiental, e é preciso deixar uma semente mais poderosa que elas que acredite no poder da mudança.

Assim como no caso da responsabilidade social, para ensinar os cuidados do meio ambiente nada é melhor do que colocar a mão na massa. Comece por iniciativas dentro da própria escola, como a coleta seletiva e a separação do lixo reciclável, mas não fique só por aí.

Criança brincando com pedras no rio: é mais fácil aprender sobre meio ambiente entrando em contato com ele.

A reciclagem, por exemplo, é uma causa que oferece vários caminhos que você pode abordar: leve as crianças para conhecer o centro de reciclagem de sua cidade e, mesmo, se não existir um, fale sobre a importância desses lugares e ensine em sala de aula como reaproveitar os materiais do uso cotidiano.

Uma alternativa interessante é levar as crianças para plantar árvores ou alimentos para terem um contato direto com o meio ambiente.

Faça desses projetos atividades contínuas e crie uma cultura em sala de aula com ênfase na importância do reaproveitamento e no combate ao desperdício.

Ensinar as crianças a aproveitar ao máximo seus alimentos e evitar jogar comida fora é uma ótima forma de ajudar o meio ambiente, já que a produção de alimentos consome recursos naturais e qualquer desperdício é maior do que simplesmente a perda da comida.

Quer mais uma sugestão simples e divertida de atividade extracurricular? Leve as crianças para parques e bosques! Esse tipo de visita depois de uma aula sobre desmatamento, por exemplo, vai ajudá-los a enxergar o que está sendo colocado em risco se pararmos de cuidar do meio ambiente.

Professora leva crianças para ter contato com a natureza.

O clássico experimento de germinar um broto de feijão em algodão também ajuda as crianças a visualizar de onde a comida vem e como o ambiente funciona de forma interligada, sempre em conexão com o nosso cotidiano.

Falar sobre responsabilidade social e meio ambiente em sala de aula é mais do que um conteúdo complementar, mas uma responsabilidade fundamental dos educadores cuja missão é preparar as crianças para o futuro e ajudá-las construir um mundo melhor. Existem muitas formas de trabalhar esses assuntos e com toda certeza alguma delas está ao seu alcance.

Gostou das dicas de como trabalhar meio ambiente e responsabilidade social para sensibilizar as crianças em sala de aula? Então que tal continuar trabalhando a sensibilidade dos pequenos para outros temas? Confere aqui no nosso artigo como fazer isso!