Dicas Educação

Vantagens de ensinar a língua inglesa na infância

Escrito por Lilo

Conheça os inúmeros benefícios que esse aprendizado oferece!

Aprender outros idiomas se torna muito mais fácil e eficaz quando se é ensinado para crianças de até sete anos de idade. Nessa fase, os pequenos absorvem a compreensão da linguagem e adquirem os primeiros aprendizados de sua língua materna. Por isso, um novo idioma ajuda na facilidade de aprendizado de inúmeros conteúdos, e os tornam capazes de distinguir sons no inglês com a mesma facilidade que adquirem o português.

A verdade, é que não existe uma idade mínima para começar a aprender, e se forem ensinados desde o primeiro ano de vida, o retorno será gratificante. Desde que aconteça de forma natural e prazerosa para ambas as partes.

Como ensinar o inglês para as crianças, e quais são seus benefícios?

Primeiramente, a diversão deve vir como fator principal no processo de aprendizagem por aprenderem sempre que estão se divertindo. Para isso:

Apresente músicas e cantigas em inglês: Com toda a certeza, é uma ótima maneira de familiarizar os pequenos com a nova língua, e como crianças amam músicas, vão adorar essa diversão.

Desenhos animados em inglês: São atraentes por suas cores, movimentos e sons, e habituá-los a essa sonoridade é uma maneira concreta de driblar qualquer barreira.

Resultado de imagem para criança na escola

Apresente livros: São ótimos para incentivar a leitura e o amor por histórias. Hoje, existem muitos livros em inglês lúdicos e ilustrados incrivelmente voltados para educar jovens e crianças. Alguns são até acompanhados de vídeos e áudios para atrair ainda mais a curiosidade e atenção dos pequenos.

Aplicativos e sites: O leque de opções de aplicativos para ensinar inglês às crianças é vasto, Duolingo, Babel, PiliPop, Papumba são alguns dos exemplos para aprender, mas é importante não abusar dos eletrônicos e estabelecer um limite de horário, geralmente, em torno de 15 a 20 minutinhos dependendo da idade.

Aulas particulares e em grupo: Fazer aulas com um professor particular também é uma ótima ideia, mas para crianças menores de 3 anos, são sugeridas as aulas em grupo, e para as maiores de 4 ou 5 aninhos, já são recomendadas as individuais com o professor.

E quais são os seus benefícios?

  • Sensibilidade comunicativa,
  • Percepção espacial,
  • Criatividade,
  • Resolução de problemas não verbais,
  • Curiosidade Cultual e muito mais!

Exercitar o inglês em casa também ajuda muito na memorização, e incentivar as atividades na linguagem auxilia no sucesso de toda essa dedicação!