Diversão

Viagem com crianças na semana do saco cheio? Veja como se preparar!

criança visitando museu
Escrito por Lilo

A melhor forma de aproveitar o Dia das Crianças e a Semana do Saco Cheio para a escola é fazendo uma viagem com crianças para algum lugar educativo. Contudo, essa é uma atividade que demanda um planejamento com muitas etapas além das coisas para ficar de olho para que tudo dê certo.

Quer uma ajuda para organizar a sua viagem com crianças? Então esse artigo é feito pra você! Vamos te ajudar a pensar no antes, no durante e no depois para que tudo aconteça sem dores de cabeça.

Vamos lá?

ônibus escolar para viagem com crianças

Como preparar viagem com crianças

Os passos anteriores à viagem são sempre cheios de burocracias. Para começar, é preciso garantir que os educadores que vão na excursão estejam legalmente autorizados pelos pais a se responsabilizar pelos pequenos.

Esse passo é muito simples de resolver: basta enviar, junto com o aviso da excursão, as permissões necessárias para os pais assinarem. Algumas viagens mais longas ou fora do estado podem exigir documentos com firma reconhecida em cartório.

É importante sempre reforçar o horário de saída. Ao organizar viagem com crianças, nunca se sabe se as informações serão absorvidas de primeira, principalmente porque cada família processa os avisos da escola de uma forma diferente. Uma dica é usar a agenda eletrônica para ter certeza de que os pais estão cientes do cronograma.

Lembre-se que, uma vez no ônibus, os pequenos podem se entediar facilmente se não forem estimulados. Para isso, você pode preparar atividades como canções, bingo ou stop que irão animar a viagem com crianças.

Na hora de decidir quantos educadores irão na viagem, não subestime a energia dos pequenos: eles estarão empolgados e podem facilmente deixar um único monitor exausto. O cansaço da viagem com crianças deixa qualquer professor esgotado, então é melhor sempre levar mais pessoas do que parece necessário.

Como se organizar durante uma viagem com crianças

A primeira coisa a se fazer é organizar os turnos dos responsáveis que estarão acompanhando a viagem com crianças pequenas. Faça os horários de forma que todos possam descansar e ter um tempo para se cuidar também.

Durante a estadia no lugar que vai ser visitado, é interessante conhecer a região, mas lembre-se que as crianças nem sempre vão conseguir absorver completamente algumas informações.

É mais estimulante aproveitar a viagem com crianças para fazer atividades mais educativas, como visitar museus para ter uma conexão com o passado ou fazendinhas e zoológicos para contatos com animais.

É claro que pode haver alguma resistência. As crianças podem associar museus e visitas a lugares históricos a passeios chatos, pela falta de atividades mais lúdicas.

criança visitando museu

Mas existem locais, como o Museu Catavento, em São Paulo, em que quase todas as atividades são totalmente interativas. Os museus de história natural podem ser interessantes pelos esqueletos de dinossauro, que fazem sucesso entre os pequenos. O importante é dar ênfase nas partes das visitas que serão interessantes para as crianças.

Sabemos, no entanto, que nem todos os lugares contam com uma estrutura pensada para viagem com crianças. Isso não precisa ser um problema: você pode criar jogos e atividades com os recursos que o local oferece e transformar tudo numa brincadeira! Aproveite para reforçar a colaboração entre os pequenos.

Para começar, pesquise bem sobre os locais e os fatos curiosos sobre eles antes de ir. Uma vez lá, organize atividades como a caça a uma pintura específica em um museu, um determinado animal no zoológico, etc.

Como aproveitar a viagem com crianças em sala de aula

criança em atividade na sala de aula

Uma vez de volta da viagem com crianças, é hora de transformar a jornada em um exercício pedagógico. Isso fica mais interessante se você já tiver dedicado uma parte da viagem às atividades que citamos.

Em sala de aula, comece despertando memórias que foram feitas na viagem com crianças. Faça os pequenos se lembrarem do nome das coisas que eles viram, dos locais visitados e das atividades realizadas. Pergunte individualmente do que cada um gostou mais, estimulando uma variedade nas respostas.

Com a memória refrescada, peça para as crianças fazerem desenhos de seus momentos favoritos. Se os alunos já forem alfabetizados, pedir que escrevam algo sobre a viagem pode funcionar.

Oportunidades na alfabetização

Por falar em alfabetização, se as crianças estão no meio do processo de aprender a ler e escrever, você pode aproveitar a viagem para reforçar o vocabulário. Ensine o nome da cidade ou do local visitado antes da ida e reforce sempre que ver a palavra na viagem com crianças.

Quer algumas dicas de mais brincadeiras para realizar durante a viagem com crianças? Então dá uma olhada no nosso artigo com dicas de brincadeiras.